Impermeabilização
CENTRO DE ENGENHARIA - CAMPUS ITAMAR FRANCO
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
Marco Aurélio Mendes
Barbara Andrade
IMPERMEABILIZAÇÃO
JUIZ DE FORA
2013
RESUMO
A impermeabilização é um processo importante na hora de construir, pois ela evita a infiltração da água. Ela pode provocar prejuízos enormes devido ao tempo que se lava para se tomar uma atitude e combate-la. Hoje se encontra vários tipos e soluções de impermeabilização, um para cada tipo de problema. Tornando viável sua execução e seu planejamento no inicio da obra.
INTRODUÇÃO.
O objetivo deste trabalho é dar uma visão geral sobre Impermeabilização, quais tipos de matérias são usados e suas aplicações.
HISTORAI. * Nos evoluímos bastante desde a época dos homens da caverna, mas continuamos com os mesmos problemas devido a infiltração e a umidade. A primeira referencia na historia sobre impermeabilização esta na bíblia, procure no Gênesis, capítulo 6, versículo 14. Onde deus da às instruções para construção da arca de Noé `` Faze para ti uma arca de madeira resinosa: farás compartimentos e a revestirás de betume por dentro e por fora ´´. Os primeiros materiais usados pelo homem foram os betuminosos, ou seja, os asfaltos e alcatrões. No meados do século XIX houve um grade avanço na área de impermeabilização com a revolução industrial. Devido à construção de grades vãos horizontais (lajes planas) acontecendo assim vazamentos. Mas nesta época o betume já era conhecido. Com o desenvolvimento da indústria dos polímeros sintéticos a partir do século XX, surgiram novos materiais, com qualidades, elásticas, extensibilidade, etc., possibilitando o desenvolvimento de sistemas de desempenho comparável ao feltro asfáltico. No Brasil era utilizado óleo de baleia na mistura das argamassas para o assentamento de tijolos das paredes que necessitavam desta proteção. Com o inicio das obras do metro de São Paulo em 1968 impulsionou a criação das primeiras