A hist ria da Qu mica
BACHARELADO EM QUÍMICA
LUCAS SCALON
HISTÓRIA DA QUÍMICA
Trabalho apresentado à Disciplina A Química e o Mundo do Trabalho, do Curso de Bacharelado em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – 1º período, S-61.
Profª: Juliana Kloss Webler
CURITIBA
2015
Por volta de 500 mil anos atrás começou o uso sistemático do fogo, que nos tornou diferentes dos outros animais e introduziu o ser humano no primeiro estágio de alta tecnologia. Com o uso do fogo, os seres humanos começaram a ter uma maior percepção das mudanças ocorridas com a matéria. A primeira delas, talvez, tenha sido a transformação da madeira em cinza.
Além disso, com a evolução da experiência à cerca do fogo, o ser humano pode tornar o barro mais resistente, fundir o cobre com o estanho para produzir o bronze, um metal mais duro e resistente que aperfeiçoou as técnicas de caça e guerras.
A descoberta de que temperaturas mais elevadas poderiam ser obtidas pelo acréscimo de ar no carvão da fogueira e, mais tarde, o advento do fole nos fornos das fundições, possibilitou o trabalho com temperaturas mais elevadas e, consequentemente, metais que necessitavam de um ponto de fusão superior aos que existiam outrora, puderam começar a ser utilizados.
Um desses metais foi o ferro. O seu uso foi amplamente difundido a partir de 1200 a.C., o que fomentou em uma melhora significativa dos instrumentos agrícolas e também das armas. A Química sempre esteve presente direta ou indiretamente na história humana. Continuamente buscou-se meios para a fabricação de perfumes, remédios, bebidas, venenos, elixires, produção de pigmentos, armas para destruição em massa, etc. Na Grécia antiga, por volta do século VI a.C., começou a preocupação à cerca da constituição da matéria. Os antigos filósofos gregos, mesmo não sendo cientistas, foram os primeiros a buscar um pensamento lógico para explicar de que era constituída a natureza.