a Higiene pessoal
Os manipuladores de alimentos têm uma grande responsabilidade no que respeita à higiene das refeições que cozinham. Assim, de modo a garantir que quem entra em contacto direto (cozinheiros) ou indireto (quem serve a comida, por exemplo) com os alimentos não os contamine, torna-se necessário o conhecimento e o cumprimento de certas regras de higiene pessoal.
Diariamente, o pessoal que cumpre estas funções deve proceder a uma higiene pessoal cuidadosa antes de se dirigir ao local de trabalho.
Os objetos pessoais – relógio, pulseiras, anéis, brincos e colares – e a roupa que se utiliza no exterior devem ser arrumados num local apropriado, procedendo-se à muda de roupa apenas quando se abandona o posto de trabalho.
No serviço, deverão usar vestuário apropriado – no mínimo, bata, touca e avental limpos – de modo a proteger os alimentos.
Este vestuário deve ser de cor clara para evidenciar qualquer sujidade e deve ser mantido sempre limpo. O vestuário protetor não deve ser usado fora das áreas de trabalho para evitar possíveis contaminações no exterior.
Quando se preparam alimentos não se deve fumar, comer, beber, mastigar pastilha elástica ou tomar medicamentos, evitando também espirrar, tossir ou assoar-se junto às bancas de trabalho.
Outro aspeto importante a considerar é o facto de, muitas vezes, quem auxilia os idosos na sua higiene pessoal também lhes serve as refeições. Os responsáveis por estas tarefas têm que ser muito rigorosos na sua higiene e devem usar vestuário diferente para cada uma dessas tarefas.
Os trabalhadores que sofram de doenças contagiosas (hepatites, gastrenterites, eczemas ou outras doenças de pele, ou até mesmo uma simples gripe) não devem trabalhar diretamente com alimentos, pois podem contaminá-los e, através deles, contagiar as outras pessoas. Os trabalhadores que manipulem alimentos deverão ter vigilância médica específica.
A higiene das mãos
A higiene das mãos é um dos fatores fundamentais em