A herança do governo Dilma
Tecnologia Exponenciais: quais tecnologia vão mudar o mundo nos próximos 20 anos?
A palestra assistida e o artigo lido, trata do crescimento da tecnologia em geral, demonstra que a tecnologia está crescendo de forma acelerada, hipercomputação, inteligência artificial, robótica, biotecnomia, etc. A forma como foi atribuída tanta tecnologia a aparelhos tão pequenos, já nos remete o que esperar para o futuro. Avanços impressionantes foram viabilizados pelo passo de gigante que constituiu o sequenciamento do genoma humano e a progressiva redução do respectivo custo. Há 10 anos o sequenciamento do genoma humano custava na ordem de 1 bilhão de dólares, hoje custa cerca de 1000 dólares e estima-se que em 2020 poderá custar menos do que um dólar. Imagine.
Falou-se muito em internet das coisas, mas o que seria isso; a infraestrutura de rede global que interligará objetos físicos e virtuais por meio da exploração da captura de dados e das capacidades de comunicação. Essa infraestrutura inclui a internet existente e em evolução, bem como os desenvolvimentos de rede. Ela oferecerá identificação de objetos específica, capacidade de sensoriamento e de conexão como base para o desenvolvimento de aplicações e serviços independentes cooperativos. Estes serão caracterizados por um elevado grau de captura autônoma de dados, transferência de eventos, conectividade e interoperabilidade de rede.
Levantam – se questões como o que isso tudo irá causar a humanidade, pois a tecnologia tem criado coisas que facilitará tratamentos médicos o que realmente é muito bom, especialistas demonstram atraves de inúmeros argumentos que as criações são boas para as pessoas, boas para o meio ambiente, e boas fianceiramente. Há de se perguntar a viabilidade de carne criada em laboratório, carros que voa, carro que não precisa de motorista entre outros, e realmente buscar investir em estudos para produzir coisas que busquem melhorar o futuro da humanidade tentando