A Guerra Dos Navegadores
James Clark se interessou pelo navegador Mosaic, e foi contratando estudantes jovens da faculdade para trabalhar em sua empresa. Na criação de outro navegador, mas na verdade ele queria aprimorar o Mosaic e torna-lo o melhor navegador, ganhando muito dinheiro com isso.
Jim Clark percebeu que o navegador da web mudaria o mundo, só que a Microsoft ainda não tinha percebido. Para ela essa comunicação tinha que ser cobrada. Já para a empresa de Jim Clark (Netscape) a internet deveria se de livre acesso para todos.
Esses jovens estudantes mudariam o conceito da Microsoft, fazendo com que se tornasse um dos seus maiores pesadelos. Isso por que cerca de 90% dos computadores do mundo rodavam com o Windows da Microsoft. Bill Gates era rígido, não admitia erros e nem falhas em sua empresa e sempre estava em busca de novas ideias. Para Gates nada era o bastante, sempre criticava.
Bill Gates começou a olhar a Netscape como sendo uma ameaça a sua própria empresa. Tomou medidas rápidas sobre isso, lançou o “Explore”, outro navegador da web onde competiria com a Netscape. Mas a Microsoft não era uma empresa que seguia regras, para muitos ela infringia regras e normas para conseguir o que queria. A Netscape também não gostava da Microsoft, na época queria supera-la nesse aspecto, mas por pouco tempo conseguiram adquirir fama no mercado. Um dos membros da Netscape criticou a Microsoft, falando que a empresa tinha sistemas operacionais que não passavam de simples gráficos mal desenvolvidos.
Aquilo enfureceu Bill Gates que rapidamente tomou