a guerra do fogo
Períodos simples e composto
IESPLAN - 2014
Professora Marcela Albuquerque
Noções básicas de frase, oração e período
1. Frase Ao combinarmos palavras, formamos enunciados maiores, que podem constituir frases ou orações. Tais combinações, que se dão no eixo sintagmático, podem ter ou não sentido completo. Frase é um enunciado com sentido completo:
a) Lúcia arrumou as malas.
b) Maria esqueceu o incidente.
c) Espero por você amanhã.
d) Bom dia, turma.
Não é necessária a presença do verbo, explícito ou não, para que tenhamos uma frase. Basta que o enunciado tenha sentido completo. Os exemplos "a", "b" e "c" apresentam verbos em suas estruturas e são frases, porque cada uma tem sentido completo. O exemplo "d", embora não tenha verbo, também é uma frase, exatamente porque tem sentido completo.
Alguns termos não são frases quando descontextualizados:
e) Quero.
f) As malas.
g) Lúcia.
No entanto, devemos frisar que o contexto deve ser levado em consideração para determinar a existência ou não da frase. Os exemplos “e”, “f” e “g” podem ser frases em determinados contextos:
Você que viajar?
Quero. (frase)
O que Lúcia arrumou?
As malas. (frase)
Quem arrumou as malas?
Lúcia. (frase)
Um “é”, como simples fonema, não irá constituir frase alguma. No entanto, este mesmo “é” em determinado contexto, como resposta à pergunta “Este sorvete é de morango?”, será uma frase. A frase pode ser nominal ou verbal (oracional). Será nominal quando não tiver a presença explícita ou implícita do verbo:
h) Socorro!
i) Ano novo, vida nova.
Será oracional quando tiver verbo:
j) O passageiro esperava por socorro.
k) Fez um lindo dia de primavera ontem.
2. Oração
Oração é qualquer enunciado que tenha verbo, e pode ter ou não sentido completo. Logo, o verbo é o elemento central de uma oração:
l) Lúcia deseja felicidade.
m) Novo Congresso inicia os trabalhos.
n) Nova Oposição deseja...
O exemplo “n” é uma oração,