A Guerra de Independência de Angola
A partir do seculo XV, Os portugueses sob o comando de Diogo Cão, no reinado de D. João II, chegam ao Zaire em 1484. É a partir daqui que se iniciará a conquista pelos portugueses desta região de Africa, incluindo Angola.
Contudo, apesar deste contacto tão longo, a presença efectiva dos Portugueses nas terras de Angola, foi durante mais de trezentos anos limitada a uma pequena porção do litoral perto da foz do Cuanza, de menos que 10% da área total do território actual. Somente depois da Corrida à África nos fins do Século XIX é que os Portugueses expandiram o seu domínio para o interior, e somente em 1926 é que o território ficou com a sua configuração actual sob o controle total dos Portugueses.
Uma vez fixado em Angola o governo português não reconhece os direitos do povo autóctone, e implementa um conjunto de politicas e acções que vai propiciar o surgimento de uma Consciência Nacionalista. Surge com isto os movimentos políticos que reivindicar junto das autoridades coloniais o direito a independência e autodeterminação, como: o FNLA, MPLA e a UNITA. É no entanto no ano de 1975 que proclama-se a independência levada a cabo pelos três movimentos, mas tendo maior reconhecimento internacional a Proclamação de Independência do MPLA. A partir deste momento vai ocorrer um conjunto de acontecimentos não menos importantes para a história desta grande nação africana, nós o grupo numero quatro nos encarregaremos de analisar os acontecimentos sucederam de 1975 à 1992, no esforçando ao máximo esclarecer tal temática e trazer ao púlpito as questões mais relevantes inerentes a este referencial cronológico.
Objectivo geral:
Descrever os acontecimentos marcantes que ocorreram em Angola desde 1975-1992.
Objectivos específicos:
Descrever a guerra de independência em angola;
Analisar os acordos para a independência de Angola;
Explicar a essência e o significado do Acordo de Alvor;
Esclarecer o processo de proclamação da independência