pedagogia
“A construção social da criança”
O desenvolvimento humano para a Educação Infantil não pode ficar atrelado a um modelo de infância orientado por a políticas sociais, já que as diferenças culturais e econômicas entre os indivíduos são fatores importantes a serem considerados. Teorias psicológicas são muito uteis para descrever e explicar o desenvolvimento humano, mas é preciso valorizar as experiências vivenciadas em cada atividade realizada nas instituições infantis, buscando domínio das competências básicas para todas as crianças terem sucesso na inserção em uma sociedade.
O desenvolvimento humano é um processo em construção.
Diferentes concepções acerca do desenvolvimento humano: - Fatores hereditários, que enfatizam que o comportamento do sujeito se desenvolve a medida que são expostos a vivências, desabrochando assim suas aptidões. – Fatores ambientais, onde o homem adapta-se a diferentes situações de existência, aprendendo novos comportamentos, desde que lhe sejam dadas condições favoráveis. – Fatores interacionistas, que defendem a relação de recíproca constituição entre o indivíduo e o meio.
Ao mesmo tempo que a criança modifica seu meio, é modificada por ele. Adota formas culturais de ação que transformam sua maneira de expressar-se, pensar, agir e sentir. “A brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade” O jogo simbólico é a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real.
No jogo simbólico a criança sofre modificações, à medida que vai progredindo em seu desenvolvimento rumo à intuição e à operação. E finalmente, numa