Trabalho
Angola, Moçambique e Guiné Bissau.
Nomes:;;;;;;;
Cascavel 2012
Sumário
Introdução 3
Angola 4
Moçambique 6
Guiné Bissau 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Introdução
Será abordado através deste trabalho um pouco da história de como ocorreu a independência de três países, Angola, Moçambique e Guiné Bissau. Como, quando, onde e porque ocorreu sua independência.
Angola
Em 10 de Novembro de 1975, o Alto Comissário e Governador-Geral de Angola, almirante Leonel Cardoso, em nome do Governo Português, proclamou a independência de Angola, transferindo a soberania de Portugal, não para um determinado movimento político, mas para o “Povo Angolano“, de forma efetiva a partir de 11 de Novembro de 1975.
Assim, no dia 11 de Novembro de 1975, cada um dos três movimentos de libertação proclamava a independência de Angola: Holden Roberto, da FNLA, proclamou a independência no Ambriz, Jonas Savimbi, da UNITA, proclamou a independência no Huambo e Agostinho Neto, presidente do MPLA proclamou em Luanda a independência de Angola, que passa a designar-se por República Popular de Angola, que só viria a ser reconhecida por Portugal em Fevereiro de 1976, sendo o Brasil o primeiro país a reconhecer o governo do MPLA.
INDEPENDÊNCIA E GUERRA CIVIL: Na sequência do derrube da ditadura em Portugal (25 de abril de 1974), abriram-se perspectiva imediatas para a independência de Angola. O Governo português abriu negociações com os três principais movimentos de libertação (MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola, FNLA – Frente Nacional de Libertação de Angola e UNITA – União Nacional para a Independência Total de Angola) o período de transição e o processo de implantação de um regime democrático em Angola (Acordos de Alvor, Janeiro de 1975).
A independência de Angola não foi o início