quimica
Capsula de porcelana; água destilada; fenolftaleína; sódio metálico; pinça; querosene; papel filtro; magnésio; alumínio; tubo de ensaio; brometo de potássio (KBr) 0.1Mol/L; clorofórmio; ácido clorídrico (HCL) 1.0Mol/L; hipoclorito de sódio (NaClO); iodeto de potássio (Kl) 0.1Mol/L;
Procedimento experimental
(Parte I)
1. Em uma capsula de porcelana com água destilada pode observar que ao colocar o sódio (Na) em contato teve uma reação muito rápida e em questão de segundos o mesmo se oxidou e liberou um gás. Isso ocorreu devido a sua energia de ionização. O magnésio e alumínio ao ter contato com água não obteve a mesma reação do sódio, o magnésio a reação foi um pouco mais fraca e já o alumínio teve uma reação quase imperceptível. Ao adicionar 3 gotas de fenolftaleína pode observar que a capsula que tinha magnésio apresentou uma coloração rosa e as capsulas que tinha alumínio e sódio permaneceu incolor.
(Parte II)
1. Em um tubo de ensaio colocou 4 gotas de brometo de potássio (KBr) e 2 gotas de clorofórmio em seguida agitou, foi observado que permaneceu incolor e com duas fases. Em seguida foi adicionado 4 gotas ácido clorídrico (HCl) que também foi agitado e permaneceu incolor e com duas fases. Ao acrescentar hipoclorito de sódio (NaClO) e agitar novamente, obteve uma coloração amarelada.
2. Uma mistura com 2 ml de iodeto de potássio (Ki) e 1 ml de clorofórmio onde foi agitada em um tudo de ensaio. Pode observar que a substancia ficou marrom escuro e depois clareou.
FLUXOGRAMA
Brometo de potássio
2ml KBr 0,1mol/l 1 ml de CHCL3
AGITAR
2ml de HCL 1,o mol/l 2ml de NaCLO