A Grécia e sua história
1. Os Gregos.
Os gregos pertencem ao ramo indo-europeu. Vários grupos invadiram a península balcânica e imediações, do norte para o sul, conquistando gradativamente várias regiões. Esses grupos tradicionalmente chamados de Aqueus, Jônios, Eólios e Dórios, se localizaram em vários pontos da Grécia.
Os Aqueus situaram-se sobre tudo na Argólida, onde destruíram o império de Creta, assimilaram sua cultura e depois estabeleceram seu reino no Peloponeso, construindo as Cidades de Micenas e Tirinto.
O povo cretense era refinado. Exímios artistas, os cretenses se destacaram na escultura e na arquitetura, na música e na dança, na pintura e no artesanato, mormente nesse último setor onde a cerâmica acentua muito a qualidade da mão-de-obra. No comércio também foram notáveis e os primeiros a percorrer o Mar Mediterrâneo. Principais produtos de Creta: Óleo, vinho, tecidos, armas.
Construíram uma talassocracia (domínio do mar) só destruída em 1.400 a.C. pelos Aqueus e posteriormente pelos Dórios. A civilização Grega foi profundamente influenciada pela cretense que lhe transmitiu inúmeros traços culturais.
1.2 Demais Grupos indo-europeus:
Os eólios que se fixaram na Tessália Etólia e no Peloponeso. Tebas foi a cidade que se distinguiu dentre as inúmeras fundadas por este povo.
Mais tarde vieram os Dórios e os Jônios. Os primeiros atravessaram o istmo de Corinto, conquistaram o Peloponeso, obrigando os aqueus a procurarem refúgio na Ásia Menor. Posteriormente, dominaram a cidade de Esparta que, mais tarde, se distinguiria como potência militar.
Os Jônios estabeleceram-se na Região da Ática, fundaram Atenas, criando uma civilização que iria influir fortemente nos destinos dos homens.
2. A História da Grécia
A idade média Grega.
Principal fonte de estudos para essa época é constituída pelas obras de Homero: a Ilíada e a Odisséia. A sociedade Homérica é aristocrática, encabeçada por um rei. Nessa sociedade vigora o regime patriarcal