A grecia
Origem da Grécia
Existem duas versões sobre o surgimento da civilização grega.
Versão histórica
Versão mitológica
Versão histórica
A Grécia Antiga foi povoada por diversos povos. A partir de 2000 a. C, alguns povos provenientes da região da Rússia foram se fixando no seu território.
Esses povos, chamados aqueus, jônios, eólios e dórios, deram origem ao povo grego.
Versão mitológica
Para alguns gregos antigos, Júpiter, pais dos deuses, zangado com a maldade das pessoas, resolveu inundar a Terra. Em uma barca, escaparam apenas Deucalião (o mais justo dos homens) e Pirra (a mais virtuosa das mulheres).
Depois do dilúvio, o casal consultou um oráculo, que lhes aconselhou “atirar para trás os ossos de sua mãe”. A mãe era a terra e os ossos as pedras. As pedras lançadas para trás por Deucalião transformaram-se em homens; e as que foram lançadas por Pirra transformaram-se em mulheres. De Heleno, um dos filhos de Deucalião descendia os habitantes da Hélade (Grécia).
Localização
Grécia, oficialmente República Helênica ou Helénica, é um país europeu localizado na parte meridional dos Bálcãs e confina a norte com a República da Macedônia, com a Bulgária, e com a Albânia, a leste com a Turquia, quer em fronteira terrestre, quer com fronteira marítima no mar Egeu, a sul com o mar Mediterrâneo e a oeste com o mar Jônico, pelo qual tem ligação com a Itália.
Localizada no sudeste da Europa, junto de Ásia e África, a Grécia é o berço de nascimento da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da Literatura ocidental e da historiografia, bem como da ciência política, e dos mais importantes princípios matemáticos, e também o berço de nascimento do teatro ocidental, incluindo os gêneros do drama, tragédia e o da comédia.
A Grécia é um país desenvolvido com graves problemas de ordem econômica. É membro da União Europeia desde 1981, membro da União Econômica e Monetária da União Européia desde 2001, OTAN desde 1952, OCDE desde 1961, UEO desde