a grande transformação
No texto “A Grande Transformação” Karl Polanyi esclareceu três princípios que ajudam a formação da economia, a redistribuição, a domesticidade,a reciprocidade e a troca \e câmbio.
No principio de redistribuição apenas um grupo captura os recursos para todos, e em um determinado tempo os recursos são distribuídos para toda a comunidade. O principio de reciprocidade é captar os recursos e dividir com pessoas que mais tarde irá recompensá-lo com a mesma ou menos quantidade de recursos.
Nos princípios de redistribuição e reciprocidade o que se destaca são as relações sociais, o homem é submerso a ela, indiferente se ele ganhará lucro ou haverá barganha, se ele tiver algum prestigio social com determinada ação, ele efetuará do mesmo modo, isso independente do seu caráter. Por que o homem não pensa apenas no ganho material, ele quer o bem material para obter privilégios, porém se ele obter apenas com alguma ação ele ficará satisfeito. A redistribuição foi um mecanismo para o funcionamento da divisão do trabalho, porque enquanto um adquiria os recursos os outros faziam outras atividades para o funcionamento da comunidade.
O principio de domesticidade, o principal objetivo do homem é obter recursos, apenas para ele e sua família. O principio de troca e câmbio, não tem preço estipulado, nenhum tipo de pagamento em espécie envolvido (dinheiro) e precisa de um padrão de mercado para acontecer.
Polanyi explica o início do padrão de mercado, por que só assim conseguimos entender como foi formado o mercado que conhecemos