A grande jogada
Aprender a aprender é mais ou menos como se preparar para uma grande jornada ciclística. Para aprender a aprender, é indispensável que nos queiramos bem, de forma a nos respeitar e também que aprendamos a usar a cabeça de modo que possamos ser criativos.
PARTE I
1. Gostar de si mesmo Por mais que você acredite ser livre, é alguém “amarrado” por algumas normas impostas pela sociedade e pelas pessoas que o cerca. Tenha bom senso para avaliar a cada uma das normas e descobri-las como um caminho, e não atando-se a uma coleira inexistente, que não te permite percorrer livremente, da maneira que achar mais conveniente. ▪ Para que você aprenda a aprender, há uma regra importante que é necessária saber, como usar seu cérebro da melhor maneira. Quando se tem força de vontade, nada é difícil, pois resolve fazer dela uma meta. ▪ Duas pessoas podem apresentar semelhança, mas não existem em todo o mundo duas pessoas iguais. Não existe cópias de uma mesma pessoa, com todas as suas características. Procure então valorizar essa individualidade. ▪ Quanto tempo você leva para aprender o conteúdo de uma página de livro didático? Evidente que o tempo depende do objeto a ser aprendido, mas depende mais, muito mais, de você, do que possa imaginar. Há a necessidade de se cobrar muitas vezes e não desanimar. Novas ideias são sempre bem vindas. ▪ Faça o equilíbrio das palavras sim e não. Não é vergonha recusar o que não queremos, mas também não existe a necessidade de dizer sim, para agradar a outras pessoas.
2. Ser respeitado em sua casa e na escola ▪ O que é ser feliz? Não é fazer tudo o que a gente gosta, e sim gostar de tudo aquilo que temos de fazer. Em pouco tempo descobrirá que a vida é boa e que você é querido por todos. Não é difícil experimentar, basta gostar muito de você mesmo e das coisa que precisa fazer todos os dias. ▪ Projeto é a mesma coisa que