A Globaliza O E As Redes Geogr Ficas
Fernando Caetano Alves dos Santos 12
Guilherme Ribeiro Souza do Prado 17
Sumário:
Resumo – 2
Redes Geográficas – 3
Redes Geográficas – 4
Globalização – 5
Globalização – 6
Globalização – 7
Conclusão – 7
Bibliografia - 8
Bibliografia - 8
Resumo:
Tanto Globalização quanto as redes geográficas são muito importantes para dos dias de hoje, um exemplo de redes geográficas muito comuns são os GPS que motoristas usam no dia-a-dia para se locomover, e sem as redes geográficas não seria possível. Assim também a globalização é muito importante, pois é através dela que podemos nos comunicar rapidamente e também é através dela que podemos comercializar produtos, tanto vender em outros países, como comprar um produto deles. No trabalho que ira ler agora, você vera as formas de globalização, os meios que temos para nos localizar nas redes geográficas, os benefícios e também malefícios.
Redes Geográficas:
O capitalismo necessita se globalizar ou se espalhar pelo mundo para que extraia mais-valia nos mais diferentes locais do mundo, ou seja, é uma globalização do processo de produção. As grandes empresas não precisam de um território como um todo, pois elas trabalham com pontos particulares que são alavancas da realização da sua riqueza. SANTOS (1985) dizem que:
O menor lugar, na mais distante fração do território tem, hoje, relações diretas ou indiretas com outros lugares de onde lhe vêm matérias-primas, capital, mão de obra, recursos diversos e ordens (...) em nossos dias, o espaço é apropriado, ou ao menos, comandado, segundo leis mundiais.
Estudar e compreender o lugar significa entender o que acontece no espaço onde se vive, pois muitas vezes as explicações podem estar fora, sendo necessário, muitas vezes, buscarmos motivos tanto internos como externos para se compreender o que acontece em cada lugar. O "meio técnico-científico-informacional" é uma criação da sociedade