A gestão na profissão de engenheiro
Engenharia Mecânica (Noturno)
Robson dos Santos – RA 464353
Atividade de Complementação de Carga Horária – Introdução à engenharia
A importância da gestão na profissão de engenheiro
Votorantim 2013
Robson dos Santos – RA 464353
Atividade de Complementação de Carga Horária – Introdução à engenharia
A importância da gestão na profissão de engenheiro
Trabalho apresentado à Faculdade Pitágoras como requisito para complementação de carga horária na disciplina.
Orientador(a): Professor Paulo Mendonça
Votorantim 2013
SUMÁRIO
1 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA PROFISSÃO DE ENGENHEIRO 4
2 Referências Bibliográficas: 5
1 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA PROFISSÃO DE ENGENHEIRO
O conjunto de atividades desenvolvidas pelos engenheiros no interior das organizações mudou substancialmente em relação ao sistema taylorista-fordista. O novo paradigma tecnológico de produção, caracterizado pelo modelo flexível, trouxe novos desafios aos engenheiros que estão cada vez mais conquistando e assumindo a gestão das organizações.
Os engenheiros inicialmente eram pessoas extremamente técnicas e trabalhavam exclusivamente com cálculos e projetos, hoje em dia, os engenheiros além de serem calculistas precisam ter mais flexibilidade para serem gestores, e para isso desenvolveram também o lado humano para tratar das mais variadas situações do cotidiano.
O engenheiro ao assumir a liderança da gestão industrial, exerce uma atividade intelectual que exige do profissional grande conhecimento e sabedoria para que sejam respeitadas suas ordens, é imprescindível que sua equipe acredite e confie em sua gestão. Outro ponto fundamental e que o gestor saiba utilizar de forma inteligente cada uma das pessoas de sua equipe, sabendo delegar, remanejar e desenvolver sua equipe de forma a absorver o máximo de cada um de seus subordinados. A relação interpessoal para os engenheiros,