a história da engenharia
1.2. A História da Engenharia de Produção 6
1.3. O surgimento da Engenharia de Produção 7
2. A Revolução Industrial 7
2.1 Origens da Engenharia de Produção no Mundo 7
2.4 O que faz um engenheiro de produção 12
4. Perfil do Engenheiro de Produção 16
6. As áreas da engenharia de produção 19
Engenharia de Produção e Administração 26
Engenharia de Produção 30
INTRODUÇÃO
Neste trabalho estudaremos a história das engenharias com foco na engenharia de produção, explicando a diferença entre elas e a relação com a administração. Será abordado também a sua função, o campo de trabalho, o piso salarial, seu papel na sociedade, o perfil do profissional, e as dificuldades que a engenharia apresenta no decorrer do curso e após o término do mesmo.
No desenvolvimento deste trabalho será descrito como surgiu a Engenharia de Produção e será explicado o que de fato ela é, e o que faz o profissional. O trabalho também traz as competências que o engenheiro de produção tem que ter e as áreas onde ele pode atuar trazendo também a definição do que é feito em cada área de atuação.
O enfoque da pesquisa é baseado em informações da Revista Pesquisa e Tecnologia sobre o piso salarial do engenheiro em cada área conforme o anexo.
1. A História da Engenharia e suas Práxis
1.1. História das Engenharias no Brasil
O conceito atual de engenheiro, isto é, uma pessoa diplomada e legalmente habilitada a exercer alguma das múltiplas atividades da engenharia, é relativamente recente, podendo-se dizer que data da Segunda metade do Século XVIII.
A École Nationale des Ponts et Chaussés, fundada em Paris em 1747, por iniciativa de Daniel Trudaine, parece ter sido o primeiro estabelecimento de ensino, em todo o mundo, onde se ministrou um curso regular de engenharia, e que diplomou profissionais com esse título. Da mesma época é a École Nationale Supérieure des Mines, também de Paris, que formava