A GESTÃO DO CONHECIMENTO SOB A PERSPECTIVA ESTRATÉGICA: CONHECENDO O "MUNDO MÁGICO" DE DISNEY
A GESTÃO DO CONHECIMENTO SOB A PERSPECTIVA ESTRATÉGICA:
CONHECENDO O "MUNDO MÁGICO" DE DISNEY
Autoria e Instituição
Profª. Drª. Bernadete de Lourdes Marinho (marinhoy@usp.br)
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo
Andrea de Lima e Sylos (andrea.l.sylos-2@bra.dupont.com)
Jefferson Hiroyoshi Kiyohara (kiyohara.j@pg.com)
Endereço
Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Cidade Universitária – São Paulo – SP CEP – 05508900
Telefone/Fax
814-0974 / 914-0439
Resumo:
Os elevados níveis de competitividade e dinamicidade com que se defrontam as organizações modernas impõem desafios crescentes aos gestores; as constantes mudanças e a enorme complexidade dos ambientes interno e externo fazem com que as capacidades de compreensão, de planejamento, de adaptação e de resposta das organizações, ou seja sua capacidade de aprendizado, sejam consideradas um fator estratégico e fundamental.
O presente trabalho procura demonstrar a importância estratégica do aprendizado contínuo e da gestão do conhecimento para a elevação dos níveis de competitividade. Busca-se explicitar a relação existente entre estratégia e aprendizagem, tanto individual quanto organizacional, bem como as vantagens –competitivas, sobretudo- advindas do gerenciamento desta relação.
Como exemplo prático e ilustrativo, foi escolhido o caso da Walt Disney Corporation, uma empresa reconhecida mundialmente por sua posição competitiva privilegiada. Este trabalho se concentrará na divisão de parques temáticos e resorts da empresa, símbolo na excelência de prestação de serviços aos clientes. É a aplicação da administração estratégica com práticas e políticas voltadas para aprendizagem continuada e a preocupação com o gerenciamento do conhecimento que permite a manutenção da "magia" e do "encanto" do negócio Disney.
Área temática:
Administração Estratégica
A GESTÃO DO CONHECIMENTO SOB A PERSPECTIVA ESTRATÉGICA: