Ciências Diversas
Etanol
Em relação ao meio ambiente, o etanol reduz as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 90% e a poluição atmosférica nos centros urbanos. Além disso, produção tem baixo consumo de fertilizantes e defensivos e apresenta níveis relativamente baixos de perdas do solo.
Carvão mineral X Carvão Vegetal
Carvão Vegetal
Tido como fitoterápico, É um disseminador de toxinas, serve como uso medicinal para cura de problemas estomacais, intoxicações, mau hálito e etc. Na segunda Guerra Mundial foi utilizado na retirada dos gases tóxicos devido a sua capacidade de absorver impurezas. No Brasil, sua utilização ocorreu com os índios, que o usavam como forma de combater doenças. Causam um grande dano ambiental. Devido a sua rapidez de ação, o carvão vegetal é considerado ainda um agente útil no tratamento de envenenamentos. O carvão ativado liga-se ao tóxico residual no lúmen do trato gastrointestinal e reduz rapidamente a absorção deste. Carvão Mineral
A emissão de gases extremamente poluentes na atmosfera, como o dióxido de carbono, são resultados de sua queima. Esses gases poluentes contribuem com o aumento do efeito estufa, o aquecimento global e a chuva ácida.
O carvão mineral, com reservas expressivas em países como Rússia, Estados Unidos e China, era utilizado antes do uso intenso do petróleo, notadamente com uma grande importância. No Brasil, as principais reservas se encontram nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A idade geológica do carvão brasileiro oscila entre 230 e 280 milhões de anos. No Brasil, existem 12 entrepostos que podem armazenar até 8 milhões de toneladas de carvão mineral. O seu usio se dá principalmente nas termoelétricas e nas fábricas de cimento brasileiras. Na extração do carvão, os gases que causam maior impacto ao meio ambiente são o dióxido de carbono (CO2) e o metano (Ch2).
O Brasil dará mais um passo para utilizar combustíveis mais limpos e reduzir as emissões de