Corrosão por Pites
Corrosão por Pites.
Catalão 2014.
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGUINALDO DE CAMPOS NETTO.
Processo Minero Químico.
Corrosão por Pites.
Alunos: Caio Duarte
Edson dos Anjos
Geovanna Alves
Gustavo Henrique Igor Rodrigues
Liliane Cristine
Régia Pires
Rosely de Sá
Trabalho apresentado com exigência para a obtenção de nota, no curso de processo Minero químico – Centro de Educação Profissional Aguinaldo de Campos Netto. Sobre a orientação da professora: Janice.
Catalão 2014.
INTRODUÇÃO
O tema abordado no trabalho que se segue visa explicitar de forma clara e objetiva o que vem a ser corrosão e como esta pode ser “combatida”, uma vez que sua ação pode trazer diversos prejuízos para a sociedade.
A corrosão pode ser definida como a deterioração das propriedades de um material, quando ele reage com o ambiente. No caso do aço, a corrosão pode causar uma série de problemas, como a necessidade de manutenção preventiva ou corretiva e a interrupção no uso de um equipamento ou de uma estrutura.
DESENVOLVIMENTO
Corrosão por pite (do inglês pit, “cova”, “poço”), é uma forma de corrosão extremamente localizada que leva à criação de pequenos furos no metal, orifícios que adentram formando um pequeno “poço”. Ocorre em determinados pontos da superfície enquanto que o restante pode permanecer praticamente sem ataque. É também citada como corrosão por picadas, corrosão por orifícios ou corrosão puntiforme.
A corrosão por pites pode ser iniciada por um pequeno defeito de superfície, como um arranhão ou uma alteração local na composição, ou um dano à camada protetora. A força motriz para a corrosão por pites é a perda da passivação de uma pequena área, que se torna anódica enquanto uma área oculta, variável, dentro do corpo do metal, mas potencialmente vasta, torna-se catódica,