A gestalt
A Psicologia da Gestalt, também conhecida por psicologia da forma, foi fundada por Max Wertheimer, Wolfgang Kohler e Kurt Koffka. No entanto, o conceito de Gestalt foi primeiro introduzido pelo físico Ernst Mach e pelo filosofo e psicólogo Christian Von Ehrenfels, que juntos realizavam estudos psicofísicos sobre as sensações de espaço-forma e tempo-forma. A partir dos estudos psicofísicos que relacionavam a forma e sua percepção, Wertheimer, Kohler e Koffka desenvolveram a Psicologia da Gestalt. O interesse dos criadores dessa teoria não era somente construir uma teoria consistente, mas também uma base metodológica forte, que assegurasse a consistência teórica. A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.
A Percepção
A percepção é um dos pontos fundamentais da Teoria da Gestalt, pois, para os gestaltistas, entre o estimulo ambiental e a resposta do sujeito há o processo de percepção. O que o sujeito percebe e como percebe são informações necessárias para que se entenda o comportamento humano.
A Boa-Forma
A partir desses fenômenos da percepção a Gestalt procura explicar como chegamos a compreender aquilo que percebemos. O modo como percebemos um determinado estimulo irá provocar nosso comportamento.
Meio Geográfico e Meio comportamental
O meio geográfico é o meio físico, que lida com a realidade objetiva. O meio comportamental é uma interpretação do meio onde o que é percebido é uma realidade subjetiva criada pela nossa mente.
Campo Psicológico
O campo psicológico é compreendido como um campo de força que atua na percepção, nos levando a procurar a boa-forma, esse campo de força tende a buscar a melhor forma possível em situações desestruturadas.
Insight
É o fenômeno que nos permite compreender uma figura que inicialmente visualizamos e não entendemos e , de