A gest o participativa na escola
O trabalho educacional demanda um esforço realizado da participação coletiva dos membros de trabalhos envolvidos.
A gestão participativa se assenta no entendimento de que o alcance dos objetivos educacionais depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica das relações interpessoais no contexto de sistemas de ensino e escolas, em torno de objetivos educacionais de modo a construir um empenho coletivo entorno de sua realização. É possível superar o exercício do poder individual e de referência empregado nas escolas e promover a construção do poder da competência centrado na unidade social.
Já existem práticas de “gestão participativa” pelas quais os participantes são convidados a envolver-se numa participação elementar e formal de verbalização e discussão sobre questões já definidas e que passam a ser legitimadas por essa discussão.
Evidencia-se a participação pela participação, nos casos em que gasta muito tempo em debates e discussões sobre questões banais.
É pelo compromisso e em nome da construção de uma sociedade democrática e da promoção de maior envolvimento das pessoas nas organizações sociais que atuam, com as quais se relacionam, e das quais dependem, que se favorece a realização de atividades que possibilitem e condicionem a participação.
A democratização da educação é promovida não apenas pela democratização da gestão da educação, conforme definido pela Constituição e pela LDB. O fundamental