TRABALHO GEST O MUDAN AS
Importância do alinhamento das políticas estratégicas de Recursos Humanos na prática da Gestão Participativa
ALEXANDRE FONTES PEREIRA RA 2015096889
GUARULHOS, 02 JUNHO
2015
ALEXANDRE FONTES PEREIRA
Qual a importância do alinhamento das políticas estratégicas de Recursos Humanos na prática da Gestão Participativa
TRABALHO MONOGRAFICO
GESTÃO DE MUDANÇAS
ORIENTADOR: Prof FERNANDO
GUARULHOS, SÃO PAULO
2015
RESUMO
Trabalho busca dar uma resposta da importância do alinhamento das politicas estratégicas de Recursos Humanos na prática da Gestão Participativa descritas no Artigo Gestão Participativa como parte das Politicas estratégicas de Recursos Humanos em um estudo de caso de um Multinacional Norte Americana, realizado pelo então Doutorando em Administração; FEA/USP, Eduardo Penterich.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Checklist dos Recursos Humanos
2.2 Conceito Gestão Participativa
3. CONCLUSÃO
4. REFERENCIAS
1. INTRODUÇÃO
Segundo Penterich (Doutorando Administração;FEA/USP) Quando se pensa no termo gestão participativa, depara-se com uma dificuldade inicial, relativa ao conceito e significado do que seja a participação. Se procurarmos uma definição mais precisa na bibliografia de origem empresarial (consultores), encontraremos pouco conteúdo além do senso comum. Assim, em lugar de procurar um conceito geral, vamos nos referir àquelas situações nas quais os trabalhadores, direta ou indiretamente - por meio de seus representantes - interferem nos procedimentos administrativos, comerciais ou, embora mais raro, na condução geral da empresa.
A implantação da gestão participativa pode ser resultado da iniciativa e de pressões dos trabalhadores, sendo desta forma uma conquista na medida em que amplia a intervenção na questão do poder, da autoridade e do controle sobre o processo produtivo. De outro lado, pode resultar de estratégias gerenciais na busca de contornar os