a geometria na arte marajoara- da revista nova escola
Legislação, Gestão e Organização da Educação
José Aguinaldo
José Linaldo
Nataly Maria
Wagner de Albuquerque
Junho/2014
A geometria na arte marajoara
A professora Rosangela Dantas Martins ajuda seus alunos a medir o tamanho das semirretas, os ângulos formados entre elas, entender pontos, segmentos de retas e diversas figuras geométricas a partir da Arte marajoara. Ela utilizou a interdisciplinaridade, abrangeu a matemática e a arte inclusive história. O professor não deve sozinho, criar sua forma de ensinar, outras matérias são fundamentais para o entendimento matemático.
Não basta simplesmente procurar um assunto e aplicar na turma, antes se precisa de planejamento e a utilização de recursos para tal fim. Rosangela planejou cada aula em cima do que realmente queria sem expor diretamente o que esperava dos alunos.
A arte marajoara além de abranger os campos da escola refletiu na cultura e na valorização da arte local. O professor D’Ambrosio afirma que essa matemática praticada por grupos culturais é chamada de etnomatemática. O que mais despertou nos alunos a curiosidade foi à aproximação do que era aprendido (abstrato) e o real (concreto). Fica claro que a matemática está em toda parte e não se pode ignorar esse fato, nunca.
A matemática é a utilização da arte, uma completa a outra. Os alunos criaram suas próprias artes e assim entenderam o porquê de usar a geometria. A aula não é apenas na sala entre o professor e aluno é uma interação entre professor, aluno e sociedade.