A galaxia da internet
Manuel Castels , em seu livro A galáxia da internet, analisa a Internet como espinha dorsal das sociedades contemporâneas e da nova economia mundial. Ele afirma que a Internet é um meio de comunicação que constitui uma transformação nas mais diversas relações sociais.
A prática da troca de mensagens e da formação de redes é antiga. No entanto, elas foram modificadas pela internet. A principal mensagem que a rede transporta é ela mesma, no sentido de que as pessoas fazem quase tudo em rede, falando mais pela internet do que pessoalmente, formando as comunidades virtuais. Ou seja, os relacionamentos vão além do físico e podem ser difundidos. Portanto, a essência está na conexão em rede e na interatividade. A internet tem uma geografia própria, que gera novas cofigurações territoriais.
De acordo com Castels, a cultura da internet caracteriza-se por uma estrutura em 4 camadas: a cultura tecnomeritocrática, a cultura hacker, a cultura comunitária virtual e a cultura empresarial. Juntas elas contribuem para uma ideologia da liberdade que é amplamente disseminada no mundo da internet.
A internet formou uma nova economia, onde o valor vai além do quantitativo. A necessidade de tempo escolhido, alta capacidade, alta velocidade e comunicação interativa foi atendida pelas redes de comunicação por computadores, incluindo a internet, que modificou a estrutura organizacional. A essência do negócio eletrônico está na conexão em rede, interativa, baseada na internet, entre produtos, consumidores e prestadores de serviço. A internet possibilita à empresa de rede: escalabilidade, interatividade, uso da marca e customização, mantendo a atenção focada na meta do negócio: ganhar dinheiro. Talento, instrução, iniciativa, qualidade, autonomia, capacidade de reprogramar habilidades, conhecimento e pensamento são as características exigidas dos profissionais dessa área.
A internet revolucionou a comunicação global e viabilizou as transações