Cáries
Número:
Turma:
Data:
Educação Física
Cáries
O que é cárie?
"Cárie" é uma outra forma de denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem. Embora a cárie seja mais comum em crianças, adultos também estão sujeitos a ela.
Quais são os riscos da cárie?
A cárie constitui um sério problema. Se não for tratada, uma cárie pode destruir seu dente e atingir a polpa (nervo), o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.
Afinal, por que alimentos com açúcar provocam cáries?
A cárie ocorre quando as bactérias que revestem os dentes se alimentam de açúcares simples. Ela cria um ácido que destrói o esmalte do dente. Quando se come algo doce, a bactéria leva por volta de 20 segundos para converter o açúcar em ácido, que então dura por 30 minutos. Isso significa dizer que uma lata de refrigerante é bem menos prejudicial para os dentes quando consumida em apenas alguns minutos do que a mesma lata de refrigerante quando consumida por algumas horas com goles repetidos, de acordo com Carole Palmer, professora de saúde pública e serviço comunitário na Universidade de Medicina Dental Trufts.
Como podemos prevenir as cáries?
Procure comer alimentos ricos em fibras como cenoura, maçã, pepino, rabanete e verduras, pois eles estimulam a salivação protetora e contribuem para a diminuição da acidez da boca. Escove corretamente os dentes pelo menos duas vezes por dia (de preferência, sempre após comer alguma coisa e antes de dormir) e utilize fio dental diariamente. Evite tomar bebidas açucaradas e comer balas ou doces com frequência.