A Física no judo
Por ser uma arte praticada em todo o mundo comumente encontramos no Judô diferentes formas ou padrões de treinamento. Apesar disso, algumas técnicas são seguidas fielmente em toda rotina de treino, em qualquer lugar, como os rolamentos ou amortecimentos de quedas, conhecidos no Judô como UKEMIS.
Criados por Jigoro Kano, fundador do Judô, passaram a ser um grande diferencial nessa nova estrutura de arte marcial, tornando-a assim mais segura e racional do que as antigas artes praticadas.
A intenção desse texto e fazer com que todos os judocas (ou mesmo os leigos) que o leiam realmente entendam o porque de se praticar tais treinamentos, como Jigoro Kano cita em vários de seus trabalhos, o que difere o Judô das outras artes marciais, alem do seu fundamento de educação e o 'saber por que' de cada técnica, a universalização sem os segredos de outros tempos. Buscando então explicar a necessidade, exemplificando com algumas definições básicas, esse texto tem a função educativa de compartilhar conhecimentos e propagar ainda mais a estrutura cientifica do Judô.
Judô e equilíbrio
Para praticar Judô ninguém precisa ser professor em física, mas para quem deseja ensinar o Judô, o conhecimento de alguns conceitos são de fundamental importância e tem que estar bem claros para continuarmos desenvolvendo com sucesso nosso trabalho.
O primeiro conceito que devemos esclarecer e o de 'equilíbrio', já que esta presente em todo momento do
Judô como objetivo principal, desequilibrar o adversário Judô como objetivo principal, desequilibrar o adversário equilíbrio.
Dizemos que um corpo esta em equilíbrio quando as resultantes das forcas e torques que atuam sobre ele são nulas. Então, a condição necessária para tirar um corpo do equilíbrio e desequilibrar as forcas ou