Decomposição
FABÍOLA SANTOS
FERNANDA FLORENZANO
LUCAS DIAS
RESIDÊNCIA CURUTCHET
BELÉM
2013
FABÍOLA SANTOS
FERNANDA FLORENZANO
LUCAS DIAS
RESIDÊNCIA CURUTCHET
Trabalho foi apresentado à Faculdade Ideal (FACI) para a disciplina de Estudo do espaço arquitetônico e urbano do curso de Arquitetura e Urbanismo como parte da primeira avaliação do semestre.
Professora: Bárbara Moraes de Carvalho.
BELÉM
2013
Método de Mahfuz.
Método Inovativo, por organizar de uma forma bem diferente a união de um consultório e uma residência.
Iluminação natural.
A iluminação natural da residência em Valinhos entra nos cômodos por meio das portas, janelas, "paredes" e aberturas que são delimitadas pelo vidro. No primeiro pavimento (figura 1), a entrada de luz se dá pelo vazio que contém a entrada principal, (figura 2) No segundo pavimento, a entrada de luz se dá pelas janelas de vidro.(figura 3) No terceiro pavimento também é pela entrada de vidro, assim como no quarto andar (figura 4)
Figura 01: Planta baixa do primeiro pavimento, com sinalização da entrada de luz.
Figura 02: Planta baixa do segundo pavimento, com sinalização da entrada de luz
Figura 03: Planta Baixa terceiro pavimento, com sinalização da entrada de luz.
Figura 04: Planta Baixa quarto pavimento, com sinalização da entrada de luz.
Circulação/ Espaço - uso.
O acesso na residência Curutchet se dá por um único lugar: a entrada principal, onde encontra uma porta para visitantes e o proprietário, e uma porta para entrada de um carro. O fluxo dessa casa é um pouco diferenciado das casas que contem um uso exclusivamente residencial, ela possui quatro tipos de fluxos: o visitante- cliente, o visitante, o proprietário e serviço. O fluxo de visitante-cliente inicia-se pela entrada principal e permanece no segundo andar, onde está localizado o consultório. Visitante entra também pela