A fé com obras é viva
Tiago 2:26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
João 21:25 Jesus fez muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que seriam escritos.
Onde você deseja que sejam escritos os seus feitos em Deus nesta vida. Numa folha de pão, num post-it, numa agenda, num caderno, etc. O nosso modo de viver determinará o tamanho da lista. Se andarmos da maneira proposta por Deus, que é pela fé, com certeza atingiremos nosso alvo, não pelas muitas coisas que fez, mas pela profundidade e alcance daquelas feitas pela fé, marcas eternas que produzirão frutos mesmo após a morte.
Existe uma confusão acerca do texto de Tiago 2:26 no que diz respeito a obras, fé e salvação. Por causa do fato de não sermos salvos pelas obras, muitos alegam que não precisam fazer nada durante a vida cristã, uma vez que já creram em Jesus Cristo como Senhor e Salvador e logo estão salvos.
O engano está em associar o tema fé e obras com salvação. O que este texto nos diz é que a nossa fé se torna invalida se não for demonstrada através de obras, mas então quais são as obras da fé ?
Neste ponto surge um outro engano e desfazê-lo é o objetivo deste estudo.
Tenho certeza que se perguntar a você qual a obra da fé irá responder “milagres”, também, mas existem outras manifestações em nossa vida que provam estarmos agindo pela fé, o perigo maior é que quando não enxergamos milagres concluímos que não tivemos fé e logo nos sentimos afastados de Deus, derrotados, incapazes e outras coisas piores.
Com base no texto de II Pedro 1: 5 – 7 podemos perceber claramente uma lista de 7 obras da fé, sendo que virtude (milagres-poder) é apenas uma delas. Ao nos depararmos com uma situação que exige de nós um exercício da fé, o mais aconselhável é que tenhamos sabedoria de Deus para discernir de que maneira devemos operar em fé, foi desta maneira que Jesus operou, vejamos