A Dimens O Eclesial Da Moralidade Crist
753 palavras
4 páginas
A DIMENSÃO ECLESIAL DAMORALIDADE CRISTÃ
Aluno: Leandro Ferreira Domingos RGM: 2010771
Professor: Ms .Valmir Batalha
Disciplina: Introdução à Moral I
1. A EXISTÊNCIA COMO
COMUNICAÇÃO
A existência humana se desenvolve propriamente na comunidade, da qual não está excluído o âmbito do fato
Moral.
A verdade moral envolve o homem enquanto tal, em todas as dimensões e relações, quer na interioridade de sua disposição espiritual quer na exterioridade de seu agir.
Ninguém vive sua vida como Mônada sem janelas.
Não é de surpreender que uma frase como essa também se aplique a um crente que vive sua existência cristã no seio da Igreja, pois a fé lhe foi transmitida por meio da comunidade de fé e de sua tradição viva.
Com isso podemos concluir que a
Salvação não elimina as estruturas naturais do ser homem, mas acomoda-se nelas, elevando-as e transformando-as.
As comunidades humanas no fundo são comunidades de comunicação, uma vez que a comunicação é o processo vital mais originário do homem.
O Homem cria para si palavras que assumem condições de símbolos carregados de significados, e é evidência desse significado que sustenta ou derruba a segurança da comunicação.
O conhecimento e o pensamento progridem, extraem da verdade novos pontos de vidas e perspectivas até agora desconhecidas, convicções tradicionais são aprofundadas e esclarecidas.
Essa responsabilidade critica comporta um gesto de solidariedade que reduz a complexidade e a conflitualidade da existência a uma medida suportável; a cultura por outro lado, só pode surgir sobre essa base.
2. A IGREJA COMO “COMMUNIO”
MORAL
A eclesiologia do Concilio Vaticano II ressaltou alguns pontos decisivos que podem ser úteis também para Teologia
Moral:
a Igreja apresenta-se como povo de
Deus na peregrinação através dos tempos rumo à sua promessa escatológica definitiva e rumo ao seu cumprimento que Deus será tudo em todos. Ela é a “COMMUNIO” viva dos fiéis ainda antes de adquirir uma forma