A função do designer gráfico na era da comunicação digital
A relação homem x máquina vem se tornando cada vez mais ostensiva no cotidiano da maioria dos seres humanos. Tarefas comuns como retirar dinheiro de um caixa eletrônico, verificar o e-mail, mandar uma mensagem pelo celular ou navegar pela internet só podem ser realizadas por uma interação chamada interface gráfica, muitas vezes desenvolvida por um grupo de profissionais contendo um Designer.
Muitas pessoas ainda não tem consciência da importância e da eficiência de um bom trabalho de Design. A identidade visual de sua empresa faz toda a diferença no que se diz respeito à imagem que ela passa ao cliente quando ele a visualiza.
É dever do Designer traduzir da melhor forma os anseios e intenções de seus clientes, mostrando a eles a importância de seu trabalho e o quanto a confiança no conhecimento desse profissional, pode transformar a imagem de determinada empresa transmitindo toda a qualidade e eficiência de seu produto ou serviço.
A formação social, cultural e científica do Designer é outro fator a ser considerado.
O bom designer é aquele que consegue transformar todos esses fatores em algo tangível. A formação social e cultural é coerciva, porém a formação cientifica precisa ser adquirida e aprimorada, para que o designer não se perca apenas em discursos ideológicos.
Como sabemos, não existe apenas uma solução para determinado problema, e nessa sociedade