A fuga de Sobibor
A “fuga de sobibor” conta os horrores do final da segunda grande guerra, o regime nazista criou tres campos de exterminio, um eles era Sobibor. Os outros eram principalmente campos de trabalho ou punição. As pessoas que para li eram enviadas, se não tivesem nenhuma habilidade para o trabalho e/ou nao possuisem disposição fisica tais como os idosos, simplesmente eram levados a uma camara de gas que os matavam e posteriormente cremavam seus corpos. Milhares de pessoas eram levadas diariamente para sobibor, onde a maioria delas tinha seu destino certo: a morte. Um grupo de prisioneiros é temporariamente poupado para poder trabalhar no acampamento, sob condições degradantes impostas pelos oficiais nazistas. Relembrando o destino desumano de cada dia, os prisioneiros planejam o impossível - fugir de Sobibor! Uma história que verdadeiramente reflete a força, a coragem e a resistência do espírito humano.
Sobibor foi também o sítio da única revolta bem sucedida de prisioneiros de um campo alemão. A 14 de Outubro de 1943, membros da revolta conseguiram matar secretamente 11 dos guardas da SS e alguns guardas ucranianos também. Apesar do plano ter sido matar todos os guardas alemães da SS e sair pela porta principal do campo, as mortes foram descobertas e os prisioneiros tiveram de correr pelas suas vidas em todas as direções. Dos cerca de 600 prisioneiros do campo, usados como escravos, cerca de 300 conseguiram fugir.
A maior parte deles foi cercada e assassinada nos dias subsequentes, mas cerca de 50 prisioneiros conseguiram sobreviver à II Guerra Mundial. Esta fuga forçou os alemães a fechar o campo. Eles desmantelaram-no e plantaram uma floresta no local para tentar esconder o que se tinha passado ali.
FACULDADE PAN-AMAZÔNICA
CURSO DIREITO
Rogério André da Silva Canélas Cardoso
Analise Critica do Filme
Fuga de Sobibor
Belém-Pá
2013
Rogério André da