A FRAUDE
As atividades com eles desenvolvidas podem envolver o hegde (ou a busca de proteção financeira), a especulação (a busca de maior retorno, associada a um maior risco) ou a arbitragem (o aproveitamento de falhas momentâneas de preços).
Porém, a mídia gosta de explorar os retumbantes fracassos de instituições financeiras associados às operações com derivativos.
Um dos casos mais graves e notórios associa-se à quebra do banco inglês Barings, retratada no filme A Fraude (Rogue Trader), com roteiro baseado em fatos reais, relatados pelo operador Nick Leeson em suas memórias.
Nick Leeson (Ewan McGregor) é um dos muitos empregados do Barings Bank. Nick é mais ambicioso que a maioria e não pretende trabalhar sempre como um escriturário, assim quando lhe é oferecida a chance de ir para Jacarta para resolver um problema, que ninguém quer assumir, ele agarra a oportunidade com ambas as mãos. Lá ele conhece e se casa com Lisa (Anna Friel). Juntos eles vão para Singapura, quando o banco oferece a ele um emprego de corretor da bolsa para montar as opções de operação em mercado futuro. Para economizar dinheiro, o banco força Nick a contratar empregados mal-remunerados, que não precisem de qualificação profissional. Seu primeiro ano de negócios é um grande sucesso e ele consegue grandes lucros para o banco, embora tenha ilegalmente quebrado as regras tradicionais e secretamente tendo escondido as perdas na conta 88.888, que foi criada para este fim. Tendo mais liberdade, e até mesmo mais dinheiro, e sem ninguém o checando, Nick começa a acumular perdas e tenta outra vez negociar por fora, mas desta vez ele gera perdas bem maiores. Quando Lisa perde o bebê que tanto esperavam, Nick perde totalmente o controle e especula sem nenhuma restrição com o dinheiro de outras pessoas. Isto conduz a uma crise