A frança Imperial
CAMPUS PRINCESA ISABEL
ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM CONTROLE AMBIENTAL
HISTÓRIA
AMANDA BATISTA PINHEIRO
A FRANÇA IMPERIAL
RESUMO
PRINCESA ISABEL-PB
23 DE OUTUBRO DE 2013
A ascensão de Bonaparte
A França enfrentava problemas de ordem econômica, política e social e havia sofrido algumas derrotas em campanhas militares no exterior. Com os ânimos cada vez mais exaltados, a França parecia á beira do colapso. Foi nesse período que surge Napoleão Bonaparte, general de apenas 30 anos que com suas vitórias nos campos de batalha era destinado a ser o “homem forte”. No dia 09 de novembro de 1799 Napoleão derrubou o Diretório e criou o Consulado, Em menos de um mês foi dirigida uma nova Constituição que deu a ele o título de primeiro-cônsul da França. Suas primeiras medidas foram reaproximar-se da igreja católica, normalizar a situação econômica, o governo incentivou a industrialização, criou o primeiro banco nacional francês, gerou empregos, criou uma nova moeda e reorganizou o sistema de cobrança de impostos.
Da República ao Império
Em 1804 a primeira republica chegava ao fim e Napoleão foi proclamado Imperador. Após ter conquistado quase toda a Europa, o governo declarou extinto o Sacro Império Romano-Germânico recém-ocupado pelo exército Frances e o substituiu pela Confederação de Reno. Depois de subjugar seu governo ele colocou seu irmão José Bonaparte que governou ate 1810 e logo depois assumiu Luiz Bonaparte seu outro irmão.
O Bloqueio Continental foi uma disputa entre França e Inglaterra que tinham como intuito atacar a Inglaterra economicamente proibindo a comercialização para lá. Os países que não participassem desse bloqueio eram atacados pelas tropas napoleônicas. Para todo ocorrer como planejados todos os países europeus tinham que participar. Em 1807 as tropas invadiram a península Ibérica por que Portugal e Espanha não queriam