A FORÇA DO MARKETING DIRETO NA CONVERGÊNCIA DOS MEIOS
Este artigo é resultado das preliminares da pesquisa “Marketing Direto: do Livro de Desejos à Tela de Sonhos Ilimitados”, que vem sendo desenvolvida com o intuito de disponibilizar aos pesquisadores e profissionais das áreas do Marketing e da Comunicação, um instrumento que permita ações mais assertivas em seus processos decisórios.
Com o advento das novas tecnologias da comunicação, como por exemplo, a internet, o telemarketing e a novíssima TV digital, o processo de comunicação se dinamizou de tal modo que exige das empresas estratégias mais claras, além de objetivos capazes de trabalhar e atingir mercados cada vez mais segmentados.
A integração da venda de produtos através dos catálogos com o dinamismo virtual da internet permite um incremento na comunicação direta e fortalece as táticas one-to-one, onde a empresa é capaz de estabelecer uma ação de relacionamento ou oferta costumizada a partir do feedback gerado pelas informações oriundas de sua base de dados.
A internet é um meio de estreita interação, onde o consumidor é capaz de ser impactado com o conteúdo de uma mensagem publicitária instantaneamente. A compra de um produto, pelas características deste novo canal, pode ser feita a custos bem menores aos encontrados no varejo convencional, além de proporcionar às organizações uma forte redução da dissonância cognitiva, objetivo estratégico das ações mercadológicas, pois permite aquisições mais racionais.
A integração do marketing de catálogo com o e-commerce favorece a busca pela fidelização da base de clientes, pois este recebe em sua casa um grande e atraente caderno de produtos que podem ser comprados tanto em canal on-line quanto pelo serviço de televendas.
Grandes mudanças são observadas na gestão das relações das empresas com seus clientes em tempos de comunicações virtuais. E a integração de canais de venda tradicionais, como o marketing direto de catálogo e novas práticas,