A formação do império romano
Os habitantes primitivos da Itália viviam em um estágio de desenvolvimento bastante rudimentar até a chegada dos indo - europeus, por volta do segundo milênio a.C.. Estes , denominados italiotas, se dividiam em vários grupos ou tribos , com nomes diferentes : latinos , sabinos , samnitas , volscos , etc.
A partir do século VIII a.C., dois outros grupos de imigrantes se fixaram na península italiana. no sul da Itália , os gregos , estabeleceram várias colônias. No norte, fixaram-se os etruscos. No século VI a.C., os etruscos haviam criado uma grande federação de cidades espalhadas pelo norte e pelo centro da Itália.
A fundação da cidade de Roma está envolta em lendas. Historicamente , a cidade surgiu , no século VIII a.C., de um acampamento consttruído por latinos e sabinos às margens do Rio Tibre.
A Monarquia em Roma:
Iniciamente a cidade de Roma adotou como regime polítco a Monarquia, como ocorria entre os etruscos e os gregos na região. O rei desempenhava as funções de sumo sacerdote , juiz supremo e comandante do exército. Entretanto , a sua autoridade política era limitada por um conselho de anciãos que procuravam preservar os costumes tradicionais.
A economia romana nesse período , baseava-se nas atividades agropastoris. A terra era a riqueza fundamental, o que definia o caráter aristocrático da sua sociedade. Os patrícios ( aristocratas