Formaçao do mundo medieval
A Formação do Mundo Medieval
BOA VISTA, 2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar um pouco sobre a formação do mundo medieval e suas características, relatando também as ações que levaram e essa formação.
DESENVOLVIMENTO
Durante os séculos V à X, mesclaram-se três elementos básicos na formação do mundo medieval: Requietos do império romano, instituições germânicas e propagação do cristianismo. No século V, a crise do império Romano se aprofundou, principalmente em razão da dificuldade em obter mão de obra escrava dos problemas com a concentração da propriedade rural, dos altos impostos cobrados para a manutenção da imensa maquina burocrática do estado e das despesas com o exercito. Gradativamente, o império romano só desorganizou sendo dividido no ano 365 entre o império do ocidente e o império do oriente (também denominado Bizâncio ou império Bizantino). O deslocamento de povos germânicos para varias regiões do império romano Ocidental intensificou sua desestruturação. Embora outros povos tenham penetração do no território romano e colaborado para acelerar a ruína do império e a ruralização da sociedade, os germânicos foram os que mais contribuíam para a definição de uma nova economia social: o feudalismo. A Igreja Católica atuou como elemento de articulação entre o mundo romano e o germânico ao promover uma síntese cultural determinantemente para a produção da mentalidade e do universo cultural da idade media, ao mesmo tempo em que lançava as bases que constituíram o pensamento moderno ocidental.
Os povos bárbaros:
Já comentei que os gregos e os romanos designavam “bárbaros” todos os povos estrangeiros que falavam línguas diferentes do latim e do grego e tinham costumes, organizações sociais e econômicas próprias. De diversas origens, esses povos, vivendo a principio ao norte e