A formação do Estado brasileiro
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
CARACTERÍSTICAS DA FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO QUE INFLUENCIARAM O TIPO DE CIDADANIA AQUI DESENVOLVIDA
GELSIMAR MACHADO.......... matrícula nº. 2013130928
MOISES DA SILVA.......... matrícula nº. 2014130730
Trabalho apresentada a profª Ana Claudia P. Garcia, como requisito parcial de avaliação da disciplina “Estado e Políticas de Saúde”.
Vitória
2014
1. Com base nas leituras indicadas e nos debates em sala de aula, apresente e discuta características da formação do Estado brasileiro que influenciaram o tipo de cidadania aqui desenvolvida, destacando obstáculos à construção de espaços públicos e à concretização da democracia no país.
Uma característica marcante da formação do Estado brasileiro é a formação político-social que se deu, na qual o Estado é tudo e a sociedade civil é primitiva. A formação do Estado brasileiro se deu pelo “alto”. Essa tendência passiva foi a causa e efeito de uma presença sempre muito forte do Estado na vida brasileira, em contraposição a uma sociedade civil frágil (COUTINHO, 2008).
É importante ressaltar a figura de D. Pedro I na formação/manutenção do território do Brasil. O receio das autoridades era que as capitanias se rebelassem ao ponto de se configurarem como independentes. Este fato ocorreu com a colônia espanhola na América do Sul que culminou com a criação de vários países menores. Para que o mesmo fato não ocorresse no Brasil, D. Pedro I se mostrou como importante para subsidiar as relações das capitanias. No entanto, o resultado foi, e ainda é, uma cidadania precária (CARVALHO, 2013).
Nesse contexto, a nação brasileira se constituiu a partir do Estado, e não a partir da massa social. O processo de Independência aponta isso: não houve rompimento com a ordem socioeconômica anterior. Tanto é que, o primeiro imperador brasileiro foi o filho do Rei de Portugal, D.