A formaçao da sociologia
O surgimento da sociologia ocorre no contexto histórico que coincide com a transição do feudalismo para o capitalismo. Ela surge como resposta intelectual aos acontecimentos e transformações ocorridas nessa época sendo utilizada como objeto de estudo de vários pesquisadores.
A sociedade feudal era caracterizada pelo teocentrismo sendo monopolizada pela igreja cristã e divida em estamentos necessariamente desiguais (clero, nobreza e servos). Além disso, possuía a descentralização política pois a posse das terras era o critério de diferenciação dos grupos sociais tornando os senhores feudais as autoridades dos feudos.
Mas, a partir da expansão comercial e da acumulação primitiva de capital a economia agrícola e auto-suficiente ,típica do feudalismo, foi substituída pelo capitalismo mercantil. A junção desses elementos, por sua vez ,impulsionaram a emergência de novas classes sociais como a burguesia ,que tinha interesses opostos aos da nobreza ,e posteriormente a centralização política transformando os reinos politicamente fragmentados em nações unificadas.
Nesse contexto histórico surge o iluminismo como um movimento intelectual que defendia a razão como meio principal para o ser humano alcançar o conhecimento ,a convivência harmoniosa e a liberdade individual.
Além disso ,é importante destacar nesse período a filosofia política que nos proporcionou as primeiras noções de sociedade que vivemos atualmente. Essas noções vem dos autores contratualistas : Thomas Hobbes , Jhon Locke e Jean-Jacques Rosseau.
Os quais elaboraram um esquema filosófico para explicar a origem da sociedade e pensam o “estado social” como resultado de um contrato que institui a sociedade civil e política entre os homens.
Assim, todo esse processo de mudança cultural e o crescimento acelerado do capitalismo culmina com a Revolução Industrial e Revolução Francesa que estabeleceram um novo modelo de produção chamado capitalismo industrial o qual deu origem a uma