Auditoria
A auditoria contábil serve para apurar a veracidade das informações emitidas pelos administradores, é uma ferramenta muito utilizada para medir a eficiência e a eficácia dos controles dentro das empresas. Têm por base o estudo aprofundado sobre um determinado setor, ou dado.
Auditoria Interna A auditoria interna surgiu para que a empresa pudesse ter um controle interno e próprio de sua expansão, a fim de facilitar a vida de todos os administradores, que, por sua vez, não tinham condições de supervisionar com clareza todos os setores da organização, e que assim podem analisar os relatórios emitidos pelo referido auditor.
Controle Interno Com o desenvolvimento nos cercando por todos os lados, é fundamental que os administradores percebam a necessidade de se adaptar as consequências da globalização, tanto para garantir sua permanência na competição de mercados, quanto para continuar crescendo e expandindo. Dessa forma, cada vez mais as empresas vêm aderindo ao controle interno, que é uma forma de obter maior domínio sobre a real situação de sua organização, e que deve deter-se à fiscalização, vigilância e acompanhamento das normas administrativas com o objetivo de proteger o patrimônio das empresas. Com as demonstrações contábeis e financeiras cada vez mais controladas, os problemas na divulgação de resultados caíram bruscamente.
Lei Sarbanes-Oxley (SOX) Esta Lei vem a ser uma resposta do governo americano em razão de vários escândalos contábeis ocorridos em grandes empresas dos Estados Unidos, tanto auditadas como auditoras, para que recuperassem a confiança dos investidores e assim, evitassem a descapitalização das empresas daquele país. Seu objetivo era sanar os problemas referentes às más condutas das empresas, dessa forma estabeleceu sanções para as que estivessem em desacordo com a Lei proposta, e