a filosofia
Na nossa vida cotidiana, ou mesmo desde o início da humanidade há algo que nos motiva a estar sempre buscando a compreensão daquilo que ainda não conhecemos. Essa motivação inicial que nos leva em busca da origem ou da essência, até mesmo da busca de um momento inicial, resumindo, somos levados a perguntar o “porquê” das coisas.
Há algo que nos leva a um “espanto” originado na dúvida. O tempo inteiro somos movidos pelo questionamento sobre a origem das coisas. Sejam externas como a origem do pão, da casa, de uma planta ou do universo, ou ainda coisas internas como a nossa origem, o nosso fim, o motivo de estarmos passando por esta ou por aquela situação, porque nos mantemos unidos a uma sociedade, qual é o valor do nosso trabalho.
Essas e outras perguntas permanecem.
O esforço para tentar respondê-las é válido.
Mesmo que sem sucesso. Tudo isto que parece muitas vezes distante do nosso pensamento, mas presente na nossa vida, no cotidiano já é investigado pela filosofia.
Alguns pensadores gregos iniciaram esses questionamentos, recebendo respostas que coincidiam com a realidade da sua época.
Hoje as perguntas mudaram, as respostas também, a sociedade está em constante evolução, assim como as teorias científicas e até mesmo as teorias religiosas.
Mas a vontade de questionar, a dúvida motivadora do avanço e do conhecimento da humanidade permanece. Desta forma, a filosofia surgida na antiguidade grega é hoje ainda forma de se alcançar o conhecimento. E não só isso, alcançar, questionar e aprimorar através de um processo racional e compreensivo. Este estudo que se inicia agora é a primeira parte de um processo que já existe dentro de nós. É a partir da nossa necessidade de descobrir o mundo que nós inauguramos o saber filosófico.
Como o pensamento filosófico evolui a partir da história da humanidade, fazemos aqui uma seleção dos mais importantes fatos e pensadores da história da filosofia. Analisamos também seus