A Filosofia Da Religiao Deus e a Razao
OBJETIVOS
Apresentar o uso da racionalidade relacionada à existência de Deus. Seria possível conhecer Deus com base na razão? Como ela pode saber sobre Sua existência? Há limites?
?????????
Deus existe?
Desafio
Prove racionalmente, que existe um deus!
Nome
Número
Série
A SUA PROVA DA EXISTÊNCIA argumentos objetivos, ou melhor, argumentos que não se fundamentam apenas na experiência e que podem ser partilhados por todos.
Argumentos racionais (Pensar)
Argumentos emocionais (Sentir) argumentos subjetivos, isto é, aqueles que dependem exclusivamente do relato subjetivo.
O fundamental neste exercío não é debater a existência real de Deus, mas orientar a reflexão lógica. Não se trata de uma aula de convencimento ou discussão religiosa.
Um cidadão precisa saber a diferença de uma fala apelativa para sentimentos de uma fala estabelecida pela razão.
IMPORTANTE
Platão
Não existe apenas um deus criador de tudo, mas existe um responsável pela organização do mundo. Ele seria o Demiurgo - um ser que copiaria o mundo perfeito das ideias na matéria. Antes de o mundo existir, havia ideias perfeitas e eternas que foram copiadas na matéria pelo Demiurgo. Embora as cópias não sejam pefeitas, a ação do Demiurgo permitiu tornar o mundo inteligível, por ter ordenado o mundo sensível favorecendo nossa compreensão sobre ele.
Aristóteles
Deus seria o primeiro motor, isto é, todas as coisas que se movimentam são movimentadas por outras coisas. As pessoas, os ventos, os mares, as nuvens, as árvores, cada ser no mundo passa do ato à potência, que é o movimento. Mas quem "daria o primeiro empurrão", quem seria o primeiro motor? No livro Metafísica, a resposta apresentada por ele é Theós - que, em grego, significa Deus. Então, Deus existe porque alguém tinha de começar o movimento sem ser movimentado: um ato puro.
Plotino
O mundo é parte de Deus. Imaginemos que a luz é a existência e a falta de luz é não