A Filosofia da Região
A Filosofia da religião é a reflexão filosófica sobre a religião, busca a análise e a fundamentação racional de convicções teológicas, ela não se foca, em geral, no estudo da religião como fenômeno complexo, analisável a partir de diversas perspectivas,antes busca estabelecer crenças sobre “Deus” que, de um ponto-de-vista racional, perpassam religiões específicas. As perspectivas de estudo filosófica para o entendimento dessa ciência são o método histórico-crítico comparativo, a metafísica e o antropológico, os quais indagam e pesquisam sobre a essência do fenômeno religioso.
A Filosofia da Religião deve fazer uma adequada conjugação desses métodos "para obter a melhor soma de elementos para chegar à conclusão mais correta sobre a essência da religião e suas características universais."
SINTESE DOS METODOS DE ESTUDO DA FILOSOFIA DA RELIGIÃO
O histórico-crítico comparativo o qual compara as várias religiões no tempo e no espaço, em busca de seus aspectos mais comuns e suas diferenças, para verificar o que constitui a essência do fenômeno religioso.
A metafísica que não está interessada, de maneira nenhuma, pelos “comos” da vida humana, mas sim pelos “porquês”, por aquelas questões que uma pessoa pode passar a vida inteira para formular, sem muitas vezes encontrar uma resposta satisfatória. Então seu objeto de estudo e buscar respostas para perguntas complexas como: O que é realidade? O que é a vida? O que é natural? O que é sobre-natural? O que nos faz essencialmente humanos?
O método antropológicoprocura reconstruir o passado religioso tendo por base a etnologia (estudo dos povos primitivos e atuais, suas instituições, crenças, rituais e tradições).
Há uma infinidade de religiões, compostas de distintas modalidades de adoração, mitologias e experiências espirituais, mas geralmente os estudiosos se concentram na pesquisa das principais vertentes espirituais, como o