Filosofia
Conceito:
1 - Marilena Chauí:
“A fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e práticas. Um saber que se preocupa com as origens, causas, forma e conteúdo dos valores éticos, políticos.” (CHAUÍ, 2001)
2 - Karl Jaspers (apud ARANHA; MARTINS, 2003, p. 91)
“A filosofia é a busca ou procura da verdade, não a sua posse, porque fazer filosofia é estar a caminho”.
Qual a sua utilidade?
“Está no fato de que, por meio da reflexão, a filosofia nos permite ter mais de uma dimensão, além da que é dada pelo agir imediato no qual o ‘indivíduo prático’ se encontra mergulhado. É a filosofia que dá o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins que eles se destinam. (...) Portanto, a filosofia é a possibilidade de transcendência humana, ou seja, a capacidade de superar a situação dada e não-escolhida. (...) A filosofia impede a estagnação”(ARANHA; MARTINS, 2003, p. 91 – grifos das autoras).
Assim, é preciso se distanciar para analisar o objeto.
Qual a origem da Filosofia?
Segundo Alberto Alonso Muñoz (2008, p. 56), a filosofia nasceu grega e isso significa afirmar que nasceu na região geográfica da Hélade, por volta do séc. VI a. C., numa época marcada por transformações sociais, nas ilhas da Ásia Menor e numa região do sul da Itália denominada Magna Grécia.