A FESTA DOS TABERNACULOS
Das comemorações estabelecidas por Deus a Festa dos Tabernáculos era a mais jubilosa. Ocorria no sétimo mês, cinco dias após o Dia da Expiação, quando os pecados da nação de Israel eram perdoados, e sua comunhão com Deus, restabelecida.
O povo era instruído a regozijar-se diante do Senhor com a família, os servos e todos os que eram da casa pela abundância que Deus havia derramado sobre eles (Dt 16:13-15).
O objetivo da Festa dos Tabernáculos era levar o povo a reconhecer o senhor como a sua Fonte de provisão e a regozijar-se com isso. Deus queria que as futuras gerações dos filhos de Israel lembrassem de que Ele os havia sustentado no deserto por 40 (quarenta) anos, quando habitavam em tendas, após serem libertos do cativeiro do Egito.
A Festa dos Tabernáculos (Succot) tem um tremendo significado espiritual para nós nos dias de hoje.
Primeiro, foi uma Festa instituída por Deus, na qual Ele revela a sua provisão total para a nossa vida.
Essa celebração revela a sua vontade de fazer-nos prosperar e o desejo de que nos regozijemos perante Ele por tudo que nos concede. Temos de reconhecê-lo como a Fonte de nossa provisão e agir com fé, de acordo com as suas promessas.
A Festa dos Tabernáculos, orientava as pessoas a construírem cabanas de folhas para lembrarem dos seus irmãos que peregrinaram no deserto.
A Festa dos Tabernáculos nos traz a mensagem da comunhão familiar, onde todos são importantes. Como o espaço era pequeno, as familias se uniam para agradecerem a Deus por sua misericórdia e provisão.
A Festa dos Tabernáculos também nos fala sobre a fragilidade das nossas vidas e da nossa dependência 100% do Senhor Jesus: “...Sem Mim nada podereis fazer”(Jo 15:5).
A Festa dos Tabernáculos nos ensina que o Senhor Jesus é a nossa cobertura, Ele está acima de tudo e de todos, portanto, não podemos temer diante das dificuldades, pois, O Senhor está em controle de todas as coisas.
A Festa dos