Projeto Festa Junina Canela
Projeto: Festa Junina
28 de Junho
De Portugal para o Luar do sertão
SEAC – SERVIÇO DE ARTE E CULTURA
Projeto: Festa Junina
De Portugal para o Luar do sertão
Apresentação:
A festa junina é uma festa popular do Brasil. Neste período (entre 13 e 29 de junho), o homem do campo faz uma pausa para agradecer aos Santos pela colheita, pelas chuvas e pede a bênção de Deus para a colheita que virá. Esta manifestação se dá utilizando os
Santos de sua devoção: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Santo Antônio foi um padre franciscano que viveu a maior parte de sua vida em
Pádua, na Itália. É considerado protetor das crianças e por isto sua imagem carrega uma criança. Comemora-se seu dia em 13/06.
São João Batista: primo de Jesus, filho de Isabel, foi o precursor de Jesus. Era valoroso pregador e batizava os fiéis com água para o perdão dos pecados. Batizou o próprio Jesus. Seu dia de comemoração é 24 de junho.
São Pedro era pescador e se tornou discípulo de Jesus. Seguiu e aprendeu com Ele e foi considerado como a pedra fundadora da Igreja Cristã. Por isto tem ele as chaves em suas mãos. Seu dia é comemorado em 29 de junho. Esses três santos de devoção constituem os Santos das festas juninas.
Esta tradição veio de Portugal, onde as festas são conhecidas com os nomes de
Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio em
Lisboa, São Pedro em Seixal e São João no Porto, em Braga e em Almada. O nome
“junina” é de procedência europeia e vem de “Joanina”, em homenagem a São João. Foi trazida ao Brasil pelos catequizadores Jesuítas e inserida rapidamente aos costumes da população indígena e afro-brasileira.
Na Europa, por acontecer em período de verão, as comidas e bebidas desta festa são frias. Ao se adaptar ao Brasil, período de inverno, passou-se a consumir pratos e bebidas quentes. Também a influência brasileira na tradição da festa é claramente percebida na alimentação, com a introdução do aipim (mandioca),