A FERRAMENTA Para Fazer Um Datawarehouse
A ferramenta para a construção de um DW conta com dois atores: o usuário de consultas e o administrador projetista. Neste trabalho, a ênfase principal é com as funções disponibilizadas ao administrador, uma vez que ao usuário caberá apenas a tarefa de efetuar as consultas.
As operações realizadas pelo administrador podem ser divididas nos seguintes processos: montagem do projeto de DW, ETC, consultas, metadados e recursos adicionais da ferramenta.
Para as operações de montagem de projeto destacam-se os seguintes casos de uso:
a) cadastrar Data Warehouse: cria um novo projeto de DW baseado no modelo dimensional estrela;
b) cadastrar dimensão: grava as definições referentes a uma dimensão bem como seus atributos e chave primária;
c) cadastrar cubo: grava as definições referentes a um cubo de decisão bem como seus indicadores e dimensões relacionadas.
Para o processo de ETC destacam-se:
a) cadastrar conexão: cria uma nova conexão com um banco de dados que será disponibilizado para extração de dados para as dimensões e cubos do DW;
b) cadastrar fonte de dados: cria uma ou múltiplas fonte de dados através das quais irá se fazer a extração, transformação e carga dos dados para as dimensões ou cubos de um DW.
Para as operações de consultas destaca-se:
a) cadastrar consulta: define consultas gerenciais baseadas na modelagem dimensional do cubo de decisão;
b) visualizar e configurar consultas: acesso e configuração sobre as consultas cadastradas. Outros recursos adicionais da ferramenta são:
a) exportar metadados: exporta todas as definições referentes a um projeto de
DW em padrão XML,
b) importar metadados: importa para o sistema um novo projeto de DW gerado em XML;
c) visualizar agendamento: apresenta ao administrador todos os agendamentos de fontes do dia corrente que ainda estão em aberto para processamento;
d)