A FAMÍLIA E INCENTIVO A ARTE NA COMUNIDADE ESCOLAR.
“E SÓ DE ARTE VIVE O HOMEM.”
A FAMÍLIA E INCENTIVO A ARTE NA COMUNIDADE ESCOLAR.
Tema: “E SÓ DE ARTE VIVE O HOMEM” - A FAMÍLIA E INCENTIVO A ARTE NA COMUNIDADE ESCOLAR.
INTRODUÇÃO
A arte-educação no âmbito da educação formal configura-se como um instrumento que oportuniza ao aluno o desenvolvimento de seu potencial criador e reflete sua convivência cultural, à medida que ao se relacionar com a arte, a criança internaliza e externaliza conhecimentos sobre o seu mundo. Na arte, o indivíduo representa o seu mundo. Pela arte, pode elaborar conceitos e expressar sua compreensão dos papéis sociais. Com a arte-educação se pode instrumentalizar o processo de aprendizagem para que este esteja condizente com a capacidade cognitiva do ser. Capacidade cognitiva para elaborar conceitos, compreender sua posição no mundo, e se identificar com papéis sociais que desempenhará ao longo de sua vida.
O conceito de educação como sendo além da educação formal pois, é na família que a criança ou jovem construirá valores que serão incorporados ao longo da vida e onde ocorre o primeiro processo de socialização que lhes permitirá traçar caminhos futuros. Conseguir trazer a família para a escola ampliara os conceitos formulados pela criança e ainda permitirá conhecer a sua cultura pessoal para que a escola possa valorizá-la. Pensando assim, há a necessidade de estarmos estreitando laços entre escola e aqueles que dela participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola se envolvendo e participando com seus seus filhos.
A família, presente em todas as sociedades, é um dos primeiros ambientes de socialização do indivíduo, atuando como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003; Kreppner, 1992, 2000).
Como a família constitui a unidade dinâmica das