a familia nagolana no contexto actual

2738 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO

Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.
A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.
O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.

Problemas e desafios da família actual

A vida em família e a vida conjugal têm cada vez mais enfrentado realidades desafiadoras. Há um bombardeio de informações, que tem agido no processo de formação de padrões de comportamento afetando a vida em família e a continuidade da vida conjugal.

Pesquisas nos EUA mostram que de 96% de todos os americanos que se casaram, 38% desses se divorciam, enquanto 79% desses casaram de novo e 44% desses se divorciaram novamente. Os EUA têm a taxa de divórcio mais alta no mundo. A realidade brasileira não é muito diferente: Um em cada quatro casamentos acaba em divórcio. O número de casamentos tem diminuído nas últimas décadas enquanto as uniões sem formalidade têm aumentado significativamente.

Convém ressaltar que a instituição casamento continua sendo saudável, segura e abençoadora. Estudos científicos têm enaltecido o casamento e mostrado que ele é bom para a saúde física, mental e sexual.

Relacionados