particularidades psicologicas da personalidade
Considera-se que a característica mais notável do Ser Humano é a sua individualidade, e que todo o ser humano é portador de umgenótipo singular, que faz com que jamais dois seres humanos (com possível exceção dos gêmeos idênticos), tenham sequer a potencialidade de um desenvolvimento idêntico, sobretudo quando a todas essasdiferenças genéticas acrescentarmos as diferenças que ocorrerão nos ambientes e nas experiências de cada indivíduo. Estas peculiaridades, ou seja, os traços de personalidade são perceptíveis a partir dasreações diferenciadas das pessoas no grupo, determinando assim o seu temperamento.
Conceito de Temperamento
Abordagem histórica sobre os estudos do temperamento e traços de personalidade
A origemda Teoria da Personalidade deve-se aos médicos e as exigências das práticas médicas, visto que a formação dos pioneiros nesse campo é o resultado da combinação de suas teorias da personalidade com aprática psicoterápica como meio de tratamento de doenças mentais, na tentativa de entender tanto a natureza básica do Ser Humano quanto os desvios e as peculiaridades de seu sistema nervoso. À medidaque a psicologia progride de uma análise introspectiva da mente humana, para uma ciência do comportamento humano surge à necessidade do estudo da personalidade ser retirado do domínio médico epsicoterápico para tornar-se parte integral de uma psicologia científica. Há também, os processos motivacionais, os quais de acordo com Machado (1997) assumem um papel importante e decisivo para oajustamento do Ser Humano ao meio. Essa relação pelo interesse dos processos funcionais e motivacionais gera uma compreensão adequada do comportamento humano que só será possível a partir do estudo da suapersonalidade total.
A Personalidade é a síntese integral das atividades psíquicas, e atributo característico único dos Seres Humanos. Segundo Allport (1966), é difícil dizer que um